07 maio 2018

Semana Fashion Revolution - Edição Uberlândia!


Oi gente linda, tudo bom com vocês!
Depois de algum tempo ausente por aqui estamos de volta e pra voltarmos com chave de ouro, teremos vários conteúdos incríveis. A começar pelo evento que aconteceu mês passado, FASHION REVOLUTION, você já ouviu falar ou sabe o que significa?! Confira o post até o final que te conto!!!


CURIOSIDADE FASHION: Você sabia que no dia 24 de Abril de 2013 (á 5 anos atrás) aconteceu o desabamento do edifício Rana Plaza, uma confecção de roupas em Bangladesh, com condições de trabalho precárias e de escravidão, que deixou 1133 mortos e 2500 feridos. Como alerta para esse acontecimento, surgiu o FASHION REVOLUTION DAY, movimento que tem como objetivo a conscientização e questionamento das pessoas sobre todas as fases do processo de produção de suas roupas com transparência, envolvendo sustentabilidade, produção, desigualdade e justiças sociais. 


E para celebrar esse movimento, foi criado a semana FASHION REVOLUTION, que acontece em vários cantos do mundo e o Brasil, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Florianópolis e até Uberlândia esteve presente durante esse evento. Uma semana inteira de evento com palestras, rodas de conversas e workshop. 


 { Roda de conversa sobre consumo consciente. }
Na foto: Da esquerda para direita: Carina Alencar - consultora de imagem e estilo
Bruna Zamboni - proprietária do @brecholadob em Araguari
 Camy Araújo - representante Fashion Revolution aqui em Uberlândia e dona do brechó @unycamy

Tive a oportunidade de estar presente em dois dias de evento e acompanhei um pouco da programação. E gente foram conteúdos bem interessantes e de muito valor, que abriu muito a  minha mente pra novas possibilidades, me deu inúmeras ideias, que quero abordar na marca A|L. 

E claro que não poderia deixar de compartilhar aqui no blog pra vocês, como foi esse evento. Abaixo vocês conferem alguns cliques que fiz por lá e também dos fotógrafos do evento (Sarah Leite e Adélio Fornazier) que foram cedidas pela Camy aqui pro blog!!!

Na foto comigo: Carina Alencar - Consultora de Imagem e Estilo

Na próxima edição quero providenciar essas plaquinhas pra fotografar a equipe por trás da A|L.

Foto: 1ª foto esquerda: Karina Tânia - minha mentora de Armário Inteligente e agora amiga que o instagram me presenteou. | Abaixo: Paty Fidelis, amiga de tempo de HBF e de profissão, e a figurinha carimbada Valquíria Amaral - minha best friend que sempre está comigo. 


Encantada com essa foto, feita pelos fotógrafos do evento, durante a oficina de
 Upycling de Sketchbook. 


Um pouco mais das oficinas, sobre olhar dos fotógrafos presentes. 

Bazar de Trocas - as pessoas presentes nesse dia do evento, podiam levar roupas que não usam mais (em bom estado, claro),  para fazer uma troca por novas peças. 

28/04 - Palestra da A21 - Escravidão dentro da moda / Palestrante Hadassa Trindade 
A Hadassa apresentou um pouco mais sobre a A21, (eu particularmente não conhecia) e achei bem interessante o trabalho deles. A A21 é uma organização sem fins lucrativos, que alimenta a esperança radical de que os seres humanos sejam salvos do cativeiro e completamente restaurados. Eles operam em 12 diferentes em todo o mundo (Conheça mais - site oficial). 

Ela também contou um pouco mais sobre os vários tipos de trabalho escravo, tráfego humano que infelizmente ainda existe. E no mundo da moda se vê muito em confecções, onde os empresários se aproveitam de pessoas que vem de outros países em busca de trabalho, e não se preocupam se quer com o bem estar e integridade dessas pessoas (as famosas facções, produção de roupa feita a qualquer custo, onde se trabalham com jornadas de horas exaustivas, de forma desumana e baixíssimos salários). Um assunto que tem mesmo que bater na tecla mesmo!!!

E pra finalizar essa semana de FASHION REVOLUTION, teve a apresentação de um desfile com as marcas apoiadoras do evento, dando ênfase do Compre de quem faz.

Meu entendimento sobre o FASHION REVOLUTION: Eles não querem proibir o consumo, afinal a vestimenta faz parte da nossa vida e ninguém vai sair pelado por aí, sem contar que o mercado da moda é um grande gerador de empregos e movimenta a economia. Porém, o que eles querem é fazer com que as pessoas se conscientizem sobre a importância de saber quem está por trás daquela peça que você veste. Se aquela marca que você tanto gosta e consome, está preocupada em apenas "almejar lucros a qualquer custo" ou se ela se preocupa com o ser humano e o meio ambiente, se tem boas condições de trabalho, se não utiliza mão-de-obra escrava, porque infelizmente ainda existe muito esse tipo de trabalho em confecções. Enfim, questione sobre a sua origem, produção, todos os processos por trás das peças dessa marca, para que chegue até você peças corretas.


E eu por ser desse meio, estou tanto na parte da criação, à frente da minha marca A|L ALINE LIMA  e por ser uma influenciadora digital, entendo que tenho um grande papel nesse mundo da moda. Papéis ligados a minha história de vida, aos meus valores e minha essência. Por isso, crio e compartilho moda com propósito, acredito em uma moda mais consciente e humanizada. Todos os produtos/serviços da marca são feitos com muito amor e carinho, com matéria prima de qualidade e mão-de-obra qualificada e valorizada. 


POR TRÁS DAS NOSSAS ROUPAS SEMPRE HÁ HISTÓRIAS. 
Somos contra trabalho escravo. Portanto escolha vestir boas histórias. 

Espero que tenham gostado do post! 
Aproveita pra compartilhar ele em suas redes sociais e vamos fazer a diferença!!!


---------------------------------------------------------------------------
Me acompanhe nas redes sociais:
Instagram (pessoal/blog): @alinelima_oficial
Instagram da marca: @alinelimabrand (perfil principal) & @alinelimaatelier (perfil sobmedida)
Canal do Youtube: youtube.com/blogalinelima | Facebook: Blog Aline Lima
Link direto de todas as mídias em um só espaço, acesse>> https://linktr.ee/alinelima_oficial 

Bjuss, Bjuss

0 comentários:

 

Últimas Postagens do Blog