05 junho 2015

Zuzu Angel

Gente já falei e sempre friso aqui para vocês, mas quem começou a me acompanhar por agora sabe que além de blogueira sou estilista e atuo na área. Tenho muitos estilistas brasileiros e internacionais que são são minhas fontes de inspiração e um desses, que não fica de fora da minha lista é a Zuzu Angel - uma estilista brasileira que tenho maior respeito e admiração. Conheci o trabalho dela quando ainda cursava faculdade e simplesmente encantei pela mulher e profissional que Zuzu foi e ainda é para o mundo da moda.


Zuzu Angel foi um grande nome da moda brasileira que ficou conhecida internacionalmente pelo seu trabalho inovador de estilista e pela luta incansável por seu filho, assassinado na ditadura militar. Foi ela quem popularizou o termo "fashion designer" (designer de moda - minha profissão, que tenho maior orgulho de ter me formado nessa área). 


Nascida em Curvelo, Minas Gerais, Zuzu começou a costurar ainda menina, de um hobby viu que nascia uma profissão e se tornou uma grande estilista e figurinista. Suas criações eram cheias de fitas, sedas, pedras, chitas, rendas. Gostava muito de misturar estampas com cores e tecidos. Peças que eram inspiradas nos temas regionais e no folclore brasileiro, ignorando críticas, inovando sempre e deixando suas coleções com a cara da moda brasileira. Criou a estampa de anjo que virou seu símbolo e marca registrada.  





Viveu e enfrentou um período de ditadura militar, sua luta começou quando seu filho foi torturado e morto pelo regime militar e dado como desaparecido pelas autoridades. A busca incansável por ele começava nas prisões e quartéis, mas não obtia respostas positivas, e assim vez a denúncia de ocultação de cadáver do seu filho. Zuzu fez com que a moda fosse sua aliada, usando ela ao seu favor e em sua primeira coleção de moda política da história, usou elementos que remetiam a essa ditadura com figuras de crucifixos, tanques de guerra, anjos engaiolados, armas, mensagens políticas e outras imagens que remetiam a esse contexto.  Zuzu Angel foi assassinada, vítima de um suposto acidente de carro em abril de 1976. 


"Roupa não tem importância. Moda tem...
é um documento histórico, é criação e liberdade." - Zuzu Angel

7 comentários:

Thays de Rezende Neves Bernardes disse...

Adorei a homenagem!

Aline Lima disse...

Ícone de moda, ela merece todo meu respeito e admiração! Bjuss

Juliana Caporalini disse...

Adorei tudo

Carola disse...

Ela é demais!

Priscila Brito disse...

Ela é ícone. Amei a homenagem.

Priscila Brito disse...

Ela é ícone. Amei a homenagem.

Beleza em Terapia por Ana Elisa VBC disse...

Fez história... muito lindo ela ser inspiração para você.. Bjs

 

Últimas Postagens do Blog