Pular para o conteúdo principal

Alergia à esmaltes

Bom hoje vim falar de um assunto que a maioria das pessoas ainda desconhece, até mesmo aquelas que trabalham com unhas - manicures e por isso não sabem lidar com esse tipo de cliente. Á alergia a esmaltes, que segundo pesquisas, comprovam que já são 10% da população com esse tipo de alergia. 



Recentemente notei que depois que fiz minhas unhas meus olhos e nariz começaram a coçar, mas sem saber não dei muita importância, pois sempre coçava e achava isso super normal, a minha boca também ficou com a aparência que ia descascar, pensei que até seria o frio ou descuido de não passar batom de cacau nos lábios diariamente. Mas enfim, no outro dia logo de manhãzinha quando acordei levei um maior susto, pois meu olho (mas precisamente nas pálpebras) estava super inchado e com vermelhidão, custava abrir o olho de tão pesado que ele estava por causa do inchaço. O nariz que anteriormente coçava muito (nas laterais) já estava meio áspero e a boca super ressecada e inchada (gente tava parecendo que tinha feito um botox mal sucedido...rsrsrs). Fui em um médico clínico geral mesmo e me passou um anti-alérgico e indiocu lavar as áreas ressecadas com soro fisiológico e nada de melhorar. Daí comecei a pesquisar na internet para saber se existia algo parecido com os meus sintomas e olhando as fotos e comparando a minha que tirei, (pois pensei vai que quando eu for consultar não apresente mais os mesmos sintomas, daí a foto vai me ajudar a falar e mostrar para o médico não é mesmo), notei que sempre falavam sobre alergia à esmaltes. 



Confesso que fiquei assustada de início, pois sempre usei esmaltes e nunca tinha apresentado esses sinais de alergia ligada a esmaltes...sabe aquele tipo de mulher que adora esmalte novo então, eu era desse jeito...tinha uma coleção completa de esmaltes de várias cores e marcas diversas. Fiquei pensando se seria isso mesmo, nesse dia eu estava sem esmaltes nas mãos, porém estava com as unhas dos pés pintadas e por ler algumas dessas pautas e ver que os sintomas batiam exatamente comigo, resolvi tirar o esmalte dos pés também e acreditam que até a acetona agredia e no dia seguinte meu olho voltou a inchar e o ressecamento apareceu novamente....já comecei em acreditar que seria o esmalte mesmo ou então alergia a alguma maquiagem que estava usando, até fiquei sem usar por um tempinho. 

Resolvi então marcar uma consulta com um médico especifico o dermatologista Dr. Marco Aurélio, e bingo logo quando entrei na sala do médico, ele já viu os meus sintomas e disse é uma alergia causada à esmaltes. Examinou tudo certinho e a confirmação que eu suspeitava era mesmo a bendita da alergia. Perguntei mais sobre o assunto, porque os sintomas apareciam mais no rosto e não nas unhas ou ao redor néh, daí ele me respondeu que os sintomas mais comuns são: inchaço nas pálpebras, vermelhidão nas mãos e no pescoço, coceira e descamação nas áreas do olho, nariz e boca, e que devido a mão ter muito contato com essas partes os sintomas apareciam mais nessas áreas. Ela pode aparecer em todas as fases da vida, especialmente na fase adulta. Por isso que quando as pessoas sentem olhos e rosto coçando e inchado não sabem detectar de onde vem o problema. E é nas substâncias que compõem a maioria dos esmaltes que estão alguns causadores dessa alergia que são: Totueno, formaldeído e Dibutilflalato - DBP.  

Me indicou uso por pelo menos 7 dias com duas pomadas, uma para hidratar a pele e agir nas áreas ressecadas (a famosa Bepantol, que falei aqui no blog em post passados) e outra específica para a alergia. Como a alergia foi no rosto, tive que evitar de usar maquiagem, e ficar por duas semanas sem nada nas unhas. Logo após esse período de tratamento poderia voltar a usar esmaltes porém esmaltes (hipoalergênicos) ou então aqueles que não apresentam em sua composição os causadores de alergia citados, os famosos 3Free.  Ah disse também que é recomendado usar toda a linha de hipoalergênicos, desde os olhos secantes, os de tratamento e até mesmo optar em usar removedores de esmaltes quando for tirar assim, evita que alergia apareça novamente.

Chegando em casa (momento faxina), bora a fazer um limpa na minha coleção de esmaltes, de uma caixa que tinha adivinham, sobraram só 4 esmaltes que eram 3 FREE. O restante alguns joquei fora por estar próximo de vencer e outros doei para minha tia, um pouco ela levou para o salão outros ficou para ela mesma. Era muitooooooooooooos esmaltes meninas! Fiquei tão triste em desfazer a minha coleção, mas foi necessário. Vale lembrar que usando os esmaltes corretos, não tem perigo da alergia voltar, sem contar que será possível desfilar lindamente  com as unhas coloridas e bem feitas!

Algumas marcas que já estou usando: AVON nailwear pro+ (Esmalte 5 em 1), O Boticário da linha Make B. Como o post ficou muito extenso, vou retornar esse assunto e falar mais sobre esses produtos hipoalergênicos e 3 free. E também indicá-los, beleza.

*Quero pedir desculpas por não ter postado o assunto antes, mas e que estava preparando o post com muito cuidado e carinho. E isso ai, espero que tenha conseguido esclarecer mais sobre essa alergia e quem sabe ter ajudado algumas pessoas que estão passando ou conhecem alguém que tem esse tipo de alergia e não sabia antes.

Bjuss, bjuss

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Combinando cores com círculo cromático!

Sabia que coordenar cores é o primeiro passo para aproveitar ao máximo o uso das peças que estão em nosso guarda-roupa e da montagem dos nossos looks. E que existe uma ferramenta poderosa que pode te ajudar ao combinar cores no seu look que é o círculo cromático! O círculo cromático é o círculo das cores divido em 12 pedaços, onde cada um pedaço apresenta uma cor, sendo divididas em cores primárias, cores secundárias e cores terciárias. Tem como função nos auxiliar melhor na combinação de cores, assim conseguiremos sair do básico e trazer mais cor para nossos looks criando produções incríveis.  Essa ferramenta é super usada por profissionais da moda, porém qualquer pessoa pode usar e garanto pra vocês que ajuda muitooo! Bora conferir algumas das combinações de cores que podemos fazer com o círculo cromático: COMBINAÇÃO MONOCROMÁTICA:  uma única cor ou a combinação de tom sobre tom (entre variação de claro e escuro dessa mesma cor).   COMBINAÇÃO  ANÁLOGA:  essa combinação propõe o uso

MOM Jeans - O que é e como usar?

Oi gente linda, tudo bom? Primeiramente quero pedir desculpas pela ausência esses dias aqui no blog...estou na correria com algumas produções aqui do atelier pra entregar a tempo, daí como não tinha planejado o conteúdo  dessa semana do blog com antecedência ficamos ausentes. Mas como hoje estava mais tranquilo, pois consegui adiantar muita coisa, claro que coloquei na minha lista de tarefas preparar o nosso conteúdo. E hoje vamos falar de uma tendência que já está bombando entre as fashionistas, celebridades, a calça MOM JEANS, a famosa calça jeans da mamãe! O QUE É MOM JEANS? Mom jeans é aquele jeans com ar meio vintage, o jeans da mamãe muito usado nas décadas de 80/90 pelas nossas mães, tias, avós e agora volta a reinar na moda. Ela tem a cintura e gancho alto, com corte reto. Com uma modelagem bem próxima ao boyfriend, o  quadril da MOM é maior que a cintura e a parte de trás é bem reta, tendo praticamente a mesma largura, a ideia é ter pernas folgadas e que

Top 10 bases baratinhas

Top 10 bases baratinhas. Um dos itens de maquiagem mais adorados é sem dúvidas a base. Afinal ela tem o poder de uniformizar nossa pele e deixar uma textura bonita e harmoniosa. Mas não é fácil escolher a base ideal. Sabemos que existem muitas opções boas e nem sempre acessíveis. Então hoje eu trouxe uma top lista com 10 bases nacionais com ótimo preço e boa qualidade. Quer saber quais são minhas preferidas? Confira a lista completa com benefícios e preços de cada uma. Meu nome é Thays Rezende, sou criadora de conteúdo de beleza, e estou com vocês uma vez por mês aqui no blog Aline Lima. Compartilhando dicas de produtos, resenhas, rotinas de beleza, bem-estar e autoestima. TOP 10 BASES BARATINHAS Escolher uma boa base para a maquiagem não é algo tão simples. Afinal temos que avaliar para qual tipo de pele, tonalidade, subtom, ativos (se for o caso) e ainda o preço. Neste vídeo do meu canal mostrei como vocês podem comprar uma base sem errar na cor. É um site que tem salvado minha vida,