09 abril 2011

Saiba o que era usado na moda de antigamente

Moda império – Por ser um período de império na França, situado nos primeiros 15 anos do séc. XIX. Com principal influência na moda o neoclassicismo. Retoma determinados valores da antiguidade, que se contrapõe aos valores aristocráticos, ou seja, uma simplificação em contraposição aos exageros aristocráticos. Vestir-se de maneira mais possível era disfarçe. A moda feminina era caracterizada por um vestido simples tipo camisola, decote tipo canoa, de citnura alta, acompanhada por um xale, as vezes ombros de fora. Já a indumentária masculina tendia a simplificação, o estilo inglês passou a ser referência.


Romantismo – Contexto de restauração da monarquia, devido a queda Napoleônica. O sentimento nostaugico de volta aos valores aristocráticos, a vida no campo, a contemplação da natureza. Caracterizada por saias rodadas, camadas sobre camadas, babados, mangas bufantes, estampa floral, e os laços que dão um toque peculiar. A moda masculina é mais austéria que a moda feminina.


Era Vitoriana – Dividida em dois contextos – 1º contexto: período econômico – que consolida definitivamente o capitalismo e o 2º contexto: político – consolidação dos valores burgueses. Uma sociedade que está construindo seu próprio ideal de beleza, cultura, economia, civilização, moral, obediência. Os reflexos trazidos para a moda foi a produção de riqueza, roupas suntuosas, luxuosas, volumosas, rica em detalhes. E neste contexto que a alta costura nasce, por Frederic Worth, que inovou a relação entre costureiro e cliente, promovendo a autonomia do costureiro e contribuindo para que a moda se tornasse um negócio lucrativo. A moda passou a ter regumentações, disciplinas,organização, a cumprir calendários. Surgindo assim os primeiros modelos vivos para a apresentação de suas criações. A peça mais importante foi a crinolina apresentada em aros sustensíveis ou com a frente reta. Pequenos chápeus com enfeites, chápeu tipo boneca, éspecie de viseira, anquinhas e espartilho.


Belle Époque – Momento de grande riqueza. Atividade industrial exercida como grande influência inclusive na estética. Art novoau – arte nova, estilo moderno, estética que procura se adequar a modernidade. Vestidos evasê em forma de S (valorizando a cintura), cabelos ondulados, detalhes da arquitetura nos bordados de saias e vestidos. Acentua-se a uma silhueta ampulheta, roupas para a prática esportiva e banho de mar, sinônimo de praticidade.


Década de 1910 – Dividida em dois contexto o 1º momento da belle époque e o 2º momento da 1ª guerra mundial. Poiret foi o estilista que libertou a mulher do uso do espartilho e o 1º estilista a criar um perfume. Vestidos mostrando o tornozelo, dando atenção as meias e sapatos, tendência da desvalorização da cintura, caminhando para o tubinho. O mesmo desenvolve suas criações inspiradas no oriente, uso de turbantes. Contribuindo para a simplificação do vestuário feminino.


Década de 1920 – Contexto do pós 2ª guerra mundial. Período dos anos loucos. A guerra apresentou um choque para a sociedade, houve uma mudança de mentalidade. Adotaram o “viver aqui e agora” prazer sem culpa., refletidos na moda feminina. Com um estilo andrôgeno. Cabelos a la garcone, simplificação das roupas, menos tecidos, encurtamento de saias e vestidos. Mudança no comportamento feminino, a mulher passa a fumar, dirigir, utilizar maquiagens, frequentar ambientes até então frequentados apenas por homens, associa-se sexo, droga e jazz. Androgenia da moda, as mulheres passam a usas achatadores de seios, Influência da arte decô, nas criações de Coco Chanel. Tailler, uso de calça comprida, particularidade no chápeu tipo cloche. Moda masculina – chápeu coco, sapatos bicolores, que até então era mais sóbrios.


Década de 1930 – Contexto histórico que sofre as consequencias do período anterior, a queda da bolsa de valores em 1929. Década de contestação, retenção, desemprego, empresas quebradas, problemas sociais. Vestidos (duas peças camisa + saia) justos ao corpo que parava no meio da panturrilha. Vestidos para a noite terão seu charme com decotes até a cintura. Influência do cinema na moda, supressão da androgenia, cabelos crescem. Tendência cada vez maior da moda esportiva.


Década de 1940 – Foi um perído de extremas transformações no mundo contexto político-economico, influenciando diretamente os costumes e o modo de vida das pessoas que se deparavam com um futuro incerto. A segunda guerra mundial que teve duração de 6 anos. Marcada pelo antisemitismo da perseguição dos judeus. Périodo de economia, muitas maisons fecharam suas portas. A moda se torna um luxo desnecessário, uma simplificação no racionamento de tecidos, com peças mais justas, com caracteristícas androgena de inspiração militar. Saias e vestidos até a altura dos joelhos, golas com cores diferentes, uso de enfeites e alguns debruns, saia-calça com uma abertura atrás que facilitava na movimentação no uso de bicicletas, ombros levementes quadrados. Nasce também na segunda metade o Pret-à-porter confecção industrial que atende um público mais sofisticado. Em 1947, Christian Dior cria o New Look – novo olhar, caracterizado por saias rodadas, blusas estruturadas ao busto, cintura bem marcada.

0 comentários:

 

Últimas Postagens do Blog