Pular para o conteúdo principal

Profissões de Moda

Engana-se quem pensa que moda não é uma profissão. Quando falamos em moda pensamos em modelos, mais é muito mais que isso, os bastidores de um desfile, a produção de um catálogo, a xecução de uma campanha, o desenho de uma roupa, o criador. Tudo isso se mistura e cria uma das mais importantes indústrias que gera milhares de empregos.
Conheça um pouco mais sobre as profissões de moda:

Arquiteto Promocional - Projeta e monta vitrines, show-rooms e stands.
Beauty Artist(Maquiador/Cabeleireiro) - Cria em cima de idéias, junto com o produtor de moda ou o estilista, define e concretiza o visual de cabelo e rosto de modelos para as áreas de jornalismo, publicidade e eventos.
Booker (agente de modelos) - Agenda compromissos, apresenta modelos, cuida da agenda e dos negócios de top models e modelos, etc.
Compradora - Escolhe as peças e os fornecedores vendidos no varejo de rede, depois de pesquisar tendências e custos em vários países/estados.
Consultora de imagem - Estuda o perfil do cliente, define um estilo para ele e o assessora na montagem do guarda-roupa, na combinação das peças, no corte de cabelo e na maquiagem, ou faz um atendimento isolado, para um evento específico.
Consultora de moda - Necessários nas áreas de planejamento e desenvolvimento de coleções, pesquisa de perfil de consumidor, treinamento de equipes de compra ou venda, na implantação de processos de automação etc.
Coordenador de moda - Analisa necessidades do mercado, auxiliando na compra de materiais adequados às tendências e público da confecção.
Costureira - Fecha peças para confecções, oficinas de costura ou trabalha em casa fazendo ajustes e reformas de roupas.
Criador de conceitos - Desenvolve a "cara" da campanha, a embalagem da marca e o produto. Presente em toda a cadeia produtiva da moda, este profissional desenvolve o conceito de um novo produto, cuida da introdução no mercado e de sua aceitação. Entre suas funções, prospecta novas idéias junto aos clientes, estrutura-a e, se aprovada, prepara-a para a produção. Para coordenar todo este processo, precisa entender da parte técnica do produto a ser desenvolvido assim como das ferramentas de marketing necessárias para colocá-lo no mercado.
Desenhista de Moda - Desenha figuras e trajes de moda. Conhece bem as regras de proporção para desenhar modelos de acordo com cada tipo físico de pessoa. Pode trabalhar em ateliês de moda, tecelagem, lojas de tecido ou como ilustrador em revistas, jornais e agências de publicidade.
Designer - Pode também ser designer industrial, mas especialista na criação de peças de vestuário e acessórios. Cria desenhos e/ou modelos e escolhe materiais, com base nas suas cores e propriedades, atendendo quer aos custos, quer às técnicas de confecção a utilizar. Trabalha, sobretudo, com base em encomendas, devendo cumprir as indicações dadas pelos clientes ou pela entidade empregadora.
Editora de moda - Escreve reportagens e coordena produtores e fotógrafos para executar um editorial de moda em revistas. Além da faculdade de jornalismo, deve ter boa noção de estética, fotografia e história da arte.
Engenheira têxtil - Faz tecidos em tear ou cria malhas. Desenvolve materiais diferentes, pesquisa e obtém novos materiais. É responsável pelo controle de qualidade, pelos possíveis defeitos do produto, além de ter profundo conhecimento do funcionamento das máquinas na fábrica.
Estilista - Cria roupas. Faz pesquisa para saber quais são as tendências, o que o público quer. Escolhe cores e modelagens. Pode atuar por conta própria vendendo suas criações a confeccionistas, ateliês de moda, bureaux de moda ou trabalhar normalmente por contrato junto aos mesmos. Cria roupas e acessórios seguindo um conceito de coleção. O trabalho inclui pesquisa de tendências e de público, definição das modelagens, cores e materiais, seleção de fornecedores e acompanhamento da produção.
Figurinista - Responsável pelos trajes de novelas, filmes, comerciais. Elabora figurinos para teatro, ópera, ballet, cinema e televisão (para atores, jornalistas, apresentadores, etc). Conhece profundamente a história do vestuário.
Fotógrafo de moda - Fotografa editoriais para revistas e publicidade. Responsável por concretizar em imagens as concepções que orientam uma seleção de roupas, para uma reportagem de moda ou as coleções de uma confecção. O trabalho exige sensibilidade, cuidado estético e capacidade de planejamento, além de grande domínio técnico. A consagração depende de se encontrar um estilo próprio.
Free Lancer Artist Designer - Vende seus desenhos de moda para os fabricantes.
Gerente de Loja  - Responsável pela administração da equipe de vendedores, pelo número de peças que entra e sai da loja, pela exposição dos produtos na loja, pelos pedidos de novos modelos e numerações.
Gerente de moda - Supervisiona a compra de material e acompanha as vendas. Desenvolve novos produtos.
Ilustrador de moda Desenhista que une conhecimentos de moda e desenho para vender os produtos ou chamar a atenção do público para sites, propagandas, etc.
Jornalista de moda - A consolidação do mercado de moda fez surgir o profissional que se dedica a escrever sobre o tema, da criação ao aspecto econômico. Geralmente, estuda a história da moda e tem preparação para cuidar da parte visual do trabalho jornalístico. O sucesso depende muito de estar ligado no que acontece em outros países, do que já foi moda no passado e da capacidade de avaliar as tendências.
Modelista - Executa o desenho do estilista, a modelagem, faz os moldes, etc. Pode trabalhar por conta própria para confeccionistas e ateliês ou por contrato junto aos mesmos.
Modelo/Manequim - Desfilam coleções de roupas e acessórios, posam para revistas e catálogos, em campanhas, lançam produtos em anúncios e comerciais, show-room. Trabalha também como personagem de fotos editoriais e publicitárias. Faz a prova de roupa.
Modista - Costureira com grandes conhecimentos sobre a modelagem caseira de roupas, isto é, traça, corta e costura para o sob-medidas. Geralmente trabalha em casa ou em ateliês de moda.
Personal Stylist - Monta guarda-roupas, direciona estilos. Geralmente cuida da aparência de pessoas públicas (artistas, políticos, altos executivos),entretanto, a atividade despertou o interesse de quem não depende da fama, mas gosta de aparecer bem.
Pesquisador de Tendência - Na indústria têxtil, atende a empresa que fabrica os fios, e as fábricas de tecidos. Orienta sobre o que vai ser tendência ou não. Pode trabalhar para uma marca, sendo contratado para trazer novos conceitos, conseguidos através de pesquisas (pode ser uma nova maneira de lavar o jeans, detalhes para estamparia, ou simplesmente idéias que possam aprimorar o produto).
Produtor de desfile - Desenvolve a idéia e coordena tudo que envolve um desfile. Precisa saber dirigir uma equipe grande (luzes, técnicos, modelos, costureiras, maquiadores) para que tudo seja feito no tempo certo e sem erros. Não existe formação específica para a atividade. Em geral, os cargos são ocupados por profissionais que fizeram teatro, cinema ou TV.
Produtora de moda - Organiza ou busca roupas, acessórios, etc, para campanhas publicitárias, fotos, etc, ou encontra o lugar para fazer as fotos, filmar, etc.
Produção executiva de desfile - Função de quem cuida dos detalhes do evento - som, iluminação, organização dos participantes, platéia, infra-estrutura dos bastidores etc.
Stylist - Usa seu talento criativo para adaptar ou mudar um look nos desfiles ou editoriais, seja em detalhes, como acessórios usados de novas maneiras, peças sobrepostas, etc. Stylist é um produtor de moda com mais estudo e referência.
Vendedora - As lojas sofisticadas dos shoppings centers e das grifes famosas trouxeram um novo status à vendedora. Dispondo de treinamento constante, elas aprendem a se comportar, a se vestir e a interpretar o perfil do cliente. São preparadas para atuar como consultoras, indicando o produto adequado em vez de empurrá-lo.
Vitrinista - Realiza a decoração de uma loja ou ponto de venda, a apresentação de produtos e a comunicação visual de qualquer local de exposição, mostras, stands e feiras.

Comentários

Alineeee esse post seu tem que ser divulgado.
Tem muita gente que nãosabe o quanto é amplo a area de moda.

Bju Bju
=*

Postagens mais visitadas deste blog

Combinando cores com círculo cromático!

Sabia que coordenar cores é o primeiro passo para aproveitar ao máximo o uso das peças que estão em nosso guarda-roupa e da montagem dos nossos looks. E que existe uma ferramenta poderosa que pode te ajudar ao combinar cores no seu look que é o círculo cromático! O círculo cromático é o círculo das cores divido em 12 pedaços, onde cada um pedaço apresenta uma cor, sendo divididas em cores primárias, cores secundárias e cores terciárias. Tem como função nos auxiliar melhor na combinação de cores, assim conseguiremos sair do básico e trazer mais cor para nossos looks criando produções incríveis.  Essa ferramenta é super usada por profissionais da moda, porém qualquer pessoa pode usar e garanto pra vocês que ajuda muitooo! Bora conferir algumas das combinações de cores que podemos fazer com o círculo cromático: COMBINAÇÃO MONOCROMÁTICA:  uma única cor ou a combinação de tom sobre tom (entre variação de claro e escuro dessa mesma cor).   COMBINAÇÃO  ANÁLOGA:  essa combinação propõe o uso

MOM Jeans - O que é e como usar?

Oi gente linda, tudo bom? Primeiramente quero pedir desculpas pela ausência esses dias aqui no blog...estou na correria com algumas produções aqui do atelier pra entregar a tempo, daí como não tinha planejado o conteúdo  dessa semana do blog com antecedência ficamos ausentes. Mas como hoje estava mais tranquilo, pois consegui adiantar muita coisa, claro que coloquei na minha lista de tarefas preparar o nosso conteúdo. E hoje vamos falar de uma tendência que já está bombando entre as fashionistas, celebridades, a calça MOM JEANS, a famosa calça jeans da mamãe! O QUE É MOM JEANS? Mom jeans é aquele jeans com ar meio vintage, o jeans da mamãe muito usado nas décadas de 80/90 pelas nossas mães, tias, avós e agora volta a reinar na moda. Ela tem a cintura e gancho alto, com corte reto. Com uma modelagem bem próxima ao boyfriend, o  quadril da MOM é maior que a cintura e a parte de trás é bem reta, tendo praticamente a mesma largura, a ideia é ter pernas folgadas e que

Top 10 bases baratinhas

Top 10 bases baratinhas. Um dos itens de maquiagem mais adorados é sem dúvidas a base. Afinal ela tem o poder de uniformizar nossa pele e deixar uma textura bonita e harmoniosa. Mas não é fácil escolher a base ideal. Sabemos que existem muitas opções boas e nem sempre acessíveis. Então hoje eu trouxe uma top lista com 10 bases nacionais com ótimo preço e boa qualidade. Quer saber quais são minhas preferidas? Confira a lista completa com benefícios e preços de cada uma. Meu nome é Thays Rezende, sou criadora de conteúdo de beleza, e estou com vocês uma vez por mês aqui no blog Aline Lima. Compartilhando dicas de produtos, resenhas, rotinas de beleza, bem-estar e autoestima. TOP 10 BASES BARATINHAS Escolher uma boa base para a maquiagem não é algo tão simples. Afinal temos que avaliar para qual tipo de pele, tonalidade, subtom, ativos (se for o caso) e ainda o preço. Neste vídeo do meu canal mostrei como vocês podem comprar uma base sem errar na cor. É um site que tem salvado minha vida,